Abertura do ano letivo 2024: Jerônimo destaca papel dos colégios como equipamentos de segurança pública
Em Feira de Santana, governador também reforçou importância da educação para democracia
Foto: Reprodução
Mais de 650 mil estudantes matriculados nas 1.082 escolas e 674 anexos da rede estadual de ensino iniciam o ano letivo de 2024 nesta segunda-feira (19). Para marcar a data, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, realizou aulas inaugurais simultâneas em 11 escolas.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) marcou presença na aula ministrada no novo Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador.
"Aqui é um mutirão para proteger vocês [alunos]. Aqui é um mutirão para evitar que vocês sigam o caminho que nenhum pai e nenhuma mãe quer. O caminho das drogas e da violência não combina com nenhum de vocês, nem com a gente. Esse colégio é um equipamento de educação, cultura e esporte. Além disso, é um equipamento de segurança pública", afirmou o petista na mensagem para estudantes e professores.
“Estamos em outros lugares da Bahia realizando essa mesma festa. Nos últimos dois meses, preparamos as nossas escolas para receber o ano letivo. Somente através da educação, conseguimos uma democracia forte e uma cidadania decente. Saber ler, escrever, interpretar e criticar é um direito de todos. Arrumamos as escolas e preparamos uma jornada pedagógica com conteúdo dirigido para intensificar a inclusão”, completou.
Dando continuidade ao ciclo de boas-vindas à comunidade escolar, a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, esteve no Colégio Estadual do Iguape, em Ilhéus.
“Começamos o ano de 2024 já anunciando entrega de várias novas unidades. Somente no primeiro dia de aula, o governador estará inaugurando uma unidade e eu também entregarei uma outra escola reformada. Além disso, continuaremos o nosso programa de valorização do professor, no reconhecimento do seu trabalho, mas também nos cuidados à saúde e ao ambiente escolar”, destacou a secretária.
Também nesta segunda-feira, outros municípios contarão com a presença de autoridades nas aulas inaugurais: Salvador, Lapão, Juazeiro, Barreiras, Itaberaba, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Eunápolis e Camaçari.