Vídeo: Fortes chuvas desabriga onze pessoas e desaloja 2 mil pessoas em Itororó, sudoeste da Bahia
Prefeitura decretou situação de emergência devido aos estragos causados pelas fortes chuvas na região
Foto: Reprodução/Redes sociais
As fortes chuvas que atingiram Itororó, cidade do sudoeste da Bahia, no sábado (17), desabrigou onze pessoas e obrigou dois mil moradores a deixarem suas casas devido ao risco de alagamento, conforme informações da Defesa Civil local.
Além de Itororó, municípios como Santa Luzia, também no sul do estado, e Feira de Santana, a 100 km de Salvador, também enfrentaram complicações devido às intensas chuvas. Em Feira de Santana, um fato curioso chamou a atenção: um jacaré foi encontrado nas ruas de um bairro residencial, assustando os moradores.
Diante da situação, a prefeitura de Itororó decretou estado de emergência no domingo (18), destacando a necessidade de recursos estaduais e federais para lidar com os impactos do desastre, classificado como de nível médio.
Os alagamentos também afetaram o calendário escolar, levando ao adiamento do início das aulas, inicialmente previsto para segunda-feira (19). A nova data está agendada para 26 de fevereiro, podendo ser postergada, caso necessário.
Em Feira de Santana, além do inusitado aparecimento do jacaré no bairro Parque Getúlio Vargas, diversas ruas ficaram alagadas, e casas foram invadidas pela água. O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o animal do local. Ainda não há um levantamento oficial sobre os estragos causados pela chuva.
Já em Santa Luzia, a principal avenida da cidade ficou alagada, e os moradores precisaram enfrentar a água na altura dos joelhos para se locomoverem. Não há registros oficiais sobre o número de pessoas afetadas, mas diversas lojas e residências foram invadidas pela água.