ABI realiza encontro para apresentar agenda comemorativa do centenário do falecimento de Ruy Barbosa
O evento ocorrerá nesta sexta-feira (5), dia do nascimento do jurista e Dia Nacional da Cultura
Foto: Reprodução / ABI
A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) vai receber em sua sede, no Centro Histórico de Salvador, nesta sexta-feira (5), às 10h, autoridades e representantes das entidades promotoras do centenário do falecimento do jurista baiano, Ruy Barbosa, a ser comemorado em 1° de março de 2023, com o objetivo de apresentar a agenda comemorativa. O dia escolhido para o encontro é comemorado o nascimento de Ruy Barbosa e Dia Nacional da Cultura.
Desde julho deste ano, a Associação reúne instituições das áreas do direito, cultura, das letras e representantes do legislativo baiano, para preparar a programação do centenário de falecimento de Ruy Barbosa.
Integram o colegiado representantes da Associação Comercial da Bahia (ACB), da Academia de Letras da Bahia (ALB), da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Câmara Municipal de Salvador (CMS), Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMB), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), Secretária de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult).
Como parte da programação do centenário, a ABI aprovou em Assembleia Geral a criação da Medalha Rubem Nogueira, honraria que será concedida a personalidades indicadas pelo Colegiado e que tenham tido importância para a história do Museu Casa de Ruy Barbosa. O professor e advogado escolhido para nomear a distinção foi um dos grandes "ruianos", tendo se dedicado a escrever e pesquisar sobre Ruy Barbosa. Rubem Nogueira também foi jurista, advogado, consultor do Ministério da Justiça em plena ditadura - tendo atuado pela Lei da Anistia.