Academia Brasileira de Letras inclui mais de mil novas palavras em vocabulário oficial
"Covid-19", "lockdown" e "emoji" estão entre as novidades trazidas pela pandemia à língua portuguesa
Foto: Getty Images
A Academia Brasileira de Letras (ABL) incluiu, nesta semana, mais de mil novas palavras ao vocabulário oficial do país. Muitas delas se tornaram populares durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, como, por exemplo, "lockdown".
O termo "home office" foi incluído na sexta edição do Vocabulário Ortográfico. No Brasil, segundo a ABL, a palavra significa “trabalhar de casa'', mas, no inglês, a expressão equivalente seria "work from home". Literalmente, em inglês, "home office" significa "escritório de casa". (A ABL não traz uma definição para o termo).
Palavras como "telemedicina", "Covid-19", "emoji" e "negacionismo" também fazem parte do dia a dia do brasileiro e estão representadas. De acordo com o presidente da ABL, Marco Lucchesi, o processo de mudança na língua acontece com a mudança no cotidiano. "A alma de uma língua nasce no dia a dia. Ninguém tem o grande poder sobre essa língua, ela está além dos seus próprios inquilinos e donos, que somos nós", avalia.