‘Acelen é concorrente da Petrobras’, dispara Alexandre Silveira
Em Salvador, ministro falou sobre refinaria não seguir política de preços da estatal
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quinta-feira (18), em coletiva realizada em Salvador, que a Refinaria Mataripe, operada pela Acelen, é uma concorrente da Petrobras. Na ocasião, ele negou a possibilidade do governo punir a refinaria por não seguir a política de preços da estatal.
“Hoje, a Acelen é uma concorrente da Petrobras nesse quesito do refino. O que vai acontecer no Brasil está muito óbvio: teremos competitividade. O que existia antes era uma política criminosa, pois não havia competitividade. Tinha apenas o preço de referência, que era baseado no PPI [preço de paridade de importação]. O gás de cozinha vendia-se, inclusive, acima do preço de referência”, afirmou o ministro.
“A Petrobras agora é produtora de competitividade. A Acelen vai ter que competir com a estatal. É claro que por estar na Bahia a Acelen tem os custos menores, mas é importante frisar que a Bahia jamais será esquecida pelo governo do presidente Lula”, completou.
Após estabelecer o fim da política de paridade internacional no início da semana, a Petrobras anunciou a redução do preço da gasolina, diesel e gás. Na quarta-feira (17), a Acelen, no entanto, informou que vai continuar considerando o preço de PPI para precificar seus produtos.