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Aceleramos os novos Mini Cooper John Cooper Works que chegam hoje ao país

Versão esportiva tem motor de 306cv na perua (Clubman) e no SUV (Countryman)

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Aceleramos os novos Mini Cooper John Cooper Works que chegam hoje ao país

As concessionárias da linha BMW começam hoje as vendas da linha 2020 do Mini Cooper John Cooper Works chega hoje às concessionárias com pequenas mudanças de conteúdo e motor apimentado. A grande novidade é a estreia do motor 2.0 TwinPower turbo de dupla voluta que desenvolve 306cv e 46,8kgfm de torque com câmbio Steptronic de oito marchas disponível no Clubman e no Countryman enquanto as demais versões Mini e Cabrio mantém o propulsor de 231cv. Se por um lado as mudanças visuais são sutis, por outro é na pista que a nova motorização faz toda a diferença. 

 

 

Versões e conteúdo 

 

Na linha 2020 o Mini JCW, o Mini Cabrio (conversível) e também o Countryman e Clubman trazem os mesmos motores 2.0 TwinPower Turbo com dois ajustes distintos: 231cv no Mini e Cabrio enquanto os modelos maiores usam a versão de 306cv.

 

Visualmente trazem novos bancos em couro Alcântara com faixa de cor clara nas laterais, ar-condicionado digital automático dual-zone, multimídia de 8,8 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto (neste caso sem espelhamento), som Hi-Fi Harman/Kardon com 12 alto falantes, luzes ambiente, farois em LED, retrovisor eletrocrômico, teto solar panorâmico, head up display e sempre com transmissão automática Steptronic.

 

Na pista 

 

Avaliamos os novos Countryman e Clubman em um autódromo no interior de São Paulo. Mesmo em apenas quatro voltas como cada veículo é possível perceber o desenvolvimento surpreendente em alta velocidade. A tração integral ALL4 com ajuste eletrônico é precisa quando o carro é exigido auxiliado pelo conjunto de pneus Bridgestone 225 aro 18 (de série ele vem com aro 17). Enquanto o Clubman é mais baixo com percepção igual ao do Mini e Cabrio de 231cv, o peso extra parece inexistente quando exigimos do carro. O Countryman apesar de mais baixo é igualmente estável e rápido. 

Mesmo que ele seja "duro" quando comparado com um esportivo de DNA norteamericano, há conforto graças ao ajuste do modo "Green", que é equivalente ao Eco de outros veículos, com reações mais lentas e suspensão mais confortavel. No modo MID e Sport o carro é diferente em tudo, até mesmo no ronco mais alto e nas respostas ágeis tanto no shift paddle quanto na alavanca ou mesmo no modo automático. Neste caso o Mini fica ainda mais arisco, com ganhos rápidos de velocidade (ele acelera de 0-100km/h em 4,8s) e reduções fortes de marcha sem falar no volante que fica mais pesado mostrando do que o carro é capaz em pista. No travado circuito da fazenda Capuava ele chegou ao máximo de 180km/h na pista reta que é bem curta. 

Apesar da tecnologia na motorização o MINI JCW tem sua simplicidade: os ajustes do banco não são elétricos por exemplo. Outro item que gera confusão é a multimídia de 8,8 polegadas que traz espelhamento apenas para Apple CarPlay mas também é compatível com Android Auto - neste caso usando a interface só do sistema, que também tem solução de assistência e conciérge e som de alta fidelidade.

Em termos de espaço os modelos maiores trazem boa comodidade nos bancos traseiros com direito a saída para o ar condicionado e duas entradas USB-C. No Clubman o porta-malas é diminuto de 360 litros e melhor no Countryman (405 litros), como supõe seu tamanho mais amplo.

A linha John Cooper Works tem preço inicial de R$ 184,9 mil na versão MINI JCW duas portas de 231cv chegando a R$ 239,9 mil para o Countryman. Assim o esportivo mostra que continua fiel à sua proposta de um kart com motor cada vez mais forte sem perder o DNA pensado por seu criador há mais de 60 anos. 

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