Brasil

Acesso à internet no Brasil aumenta para 84% em 2023, aponta pesquisa

O número representa 156 milhões de pessoas, com 10 anos ou mais

Por Da Redação
Ás

Acesso à internet no Brasil aumenta para 84% em 2023, aponta pesquisa

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O acesso à internet no Brasil registrou um aumento de 84% da população com 10 anos ou mais em 2022, o que representa 156 milhões de pessoas. Em 2021, o índice era de 81%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (16) e são da pesquisa TIC Domicílios 2023, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

O órgão considerou o uso de internet nos três meses anteriores às entrevistas. No entanto, há ainda um "indicador ampliado", que inclui quem, por algum motivo, afirmou não ter usado a internet no período, mas que declarou o uso de aplicativos que exigem a conexão. Com isso, o número sobe para 164 milhões, ou 88% da população com 10 anos de idade ou mais.

O levantamento ainda apontou que 16% dos domicílios brasileiros compartilharam a internet com o vizinho; 26% dos domicílios com internet têm conexão com velocidade de até 50 Mega; e 58% dos usuários acessaram a internet apenas pelo celular.

Segundo os dados, as regiões Sul (88%) e Sudeste (87%) tiveram os maiores índices de uso de internet. E a faixa etária mais conectada do país é a de 16 a 24 anos, em que 95% da população acessou a rede no período analisado pelo estudo.

A pesquisa foi realizada de março a julho de 2023 por meio de entrevistas presenciais com uma amostra de 21.271 pessoas e 23.957 domicílios. O objetivo é medir posse, uso, acesso e hábitos da população brasileira em relação à internet.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.