Acidente com caminhões de ajuda humanitária deixa 20 mortos e feridos em Gaza
Quatro veículos capotaram ao tentar acessar áreas de difícil tráfego na Faixa de Gaza

Foto: Reprodução/Ilustrativo
A Defesa Civil de Gaza, administrada pelo Hamas, anunciou nesta quarta-feira (6), que 20 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas, após caminhões de ajuda humanitária capotarem sobre uma multidão no enclave. Os veículos estavam entre os 26 caminhões comerciais que transportavam ajuda para Gaza, como parte do plano de Israel.
"O caminhão capotou enquanto centenas de civis aguardavam por ajuda alimentar na área de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza", disse o porta-voz da Defesa Civil, Mahmud Bassal, à AFP. "O veículo foi forçado pelo Exército israelense a seguir por rotas perigosas que haviam sido bombardeadas e estavam em más condições."
De acordo com a Defesa Civil, dos 26 caminhões, apenas quatro capotaram. Conforme o órgão, o acidente se deve às estradas perigosas.
Segundo a rede britância BBC, multidões teriam se movido em direção aos caminhões, subindo em cima deles, fazendo com que os motoristas perdessem o controle nas estradas irregulares.
Dos 26 caminhões, 20 passaram em segurança, enquanto seis foram saqueados.
Em comunicado, o governo do grupo terrorista Hamas denunciou que "apesar da recente autorização limitada de alguns caminhões de ajuda humanitária, o ocupante [Israel] está obstruindo deliberadamente a passagem segura e a distribuição dessa ajuda".
"Está forçando os motoristas a pegar rotas lotadas de civis famintos", acrescentou. Esse "comportamento deliberado e criminoso frequentemente termina com multidões desesperadas atacando os caminhões e confiscando seu conteúdo à força".