• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • ACM Neto confirma lockdown em regiões de Salvador para conter Covid-19
Bahia

ACM Neto confirma lockdown em regiões de Salvador para conter Covid-19

Prefeito confirmou estudo detalhado em bairros onde há maior incidência de casos

Por Da Redação
Ás

ACM Neto confirma lockdown em regiões de Salvador para conter Covid-19

Foto: Reprodução/Globo News

Em entrevista concedida ao canal fechado Globo News, da Rede Globo, na última quarta-feira (6), o prefeito ACM Neto confirmou que adotará o sistema de "lockdown", ou seja, confinamento ou fechamento total, em algumas regiões de Salvador para contenção do novo coronavírus. De acordo com o prefeito, um estudo sobre a incidência de casos registrados da Covid-19 em cada bairro tem sido realizado.

"Estamos fazendo um estudo detalhado, minucioso dos números em cada bairro da cidade. Ao invés de determinar o fechamento de toda cidade, nós vamos fechar a cidade de maneira setorial, determinando assim, o funcionamento de nenhuma atividade comercial, de nenhuma atividade de prestação de serviço, restringindo a mobilidade de veículos do transporte público. A ideia é que já a partir desse próximo fim de semana, com a regionalização a setorização, a gente aprofunde medidas de isolamento social, que começaram a ser adotadas logo a partir do dia 14 de março aqui na capital baiana", afirmou.

ACM também informou que dados tem sido levantados para que as medidas de restrição possam ser adotadas. O prefeito disse que a coleta desses dados permite dar enfoque as regiões que precisam de maior atenção com o novo coronavírus.

"Existem algumas coisas, cujo fechamento é universal, que já aconteceu a mais tempo, a exemplo de shopping centers, de aulas, bares e restaurantes. Agora nós vamos caminhar para uma segunda etapa de restrição. Qual é o ponto de partida para isso? Exatamente o bairro que está havendo o maior número de incidência de novos casos de coronavírus, ou seja, onde a taxa do coronavírus é maior. Também estamos analisando o aumento do número de passageiros no transporte público. Um outro dado é o aumento de automóveis circulando naquele bairro. Mais um outro dado, o número de interdições que a prefeitura vem fazendo de estabelecimentos que não estão respeitando os decretos já editados pelo município. A partir do sombreamento de todas essas informações, a gente consegue focalizar onde hoje está os pontos de maior preocupação e atenção e daí a partir dessa medida, nós vamos nesses lugares fechar mesmo aqueles comércios menores que ainda estão abertos, vamos proibir as atividades do comércio informal, de ambulantes, feirantes e camelôs. Em alguns casos, vamos interditar vias, portanto, dificultando dificultando e restringindo a mobilidade interna daquele determinado bairro", prosseguiu.

Para encerrar, o prefeito reconheceu as dificuldades enfrentadas, mas deu um recado para a população brasileira sobre a importância das medidas de isolamento social, e alertou sobre o que a negligência pode causar futuramente ao país.

"O apelo que eu faço é para toda população do Brasil, não apenas de Salvador, mas a todos os brasileiros. Eu sei que tá difícil, eu sei que o tempo passa e é complicado ficar em casa, eu sei que tá difícil principalmente do ponto de vista econômico, porque o desemprego cresce, as empresas começam a ter dificuldade de se manterem abertas, no entanto, nós estamos entrando na fase mais crítica, os números dos crescimentos de mortes no Brasil demonstram isso. Infelizmente, se a gente não contiver a mobilidade, se as pessoas não compreenderem que o momento ainda é de ficar em casa, de colaborar com as autoridades que defendem o isolamento social, nós corremos o risco de nos tornamos o país campeão de mortes do planeta por conta do coronavírus. Se não fosse todas as medidas adotadas por prefeitos e governadores de maneira responsável, nós hoje já teríamos um quadro de genocídio no Brasil", finalizou o prefeito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.