• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ações de Fachin e Toffoli no STF preparam caminho para Lula indicar Zanin, diz coluna

Ações de Fachin e Toffoli no STF preparam caminho para Lula indicar Zanin, diz coluna

Advogado pessoal do presidente anseia por vaga deixada Ricardo Lewandowski

Por Da Redação
Ás

Ações de Fachin e Toffoli no STF preparam caminho para Lula indicar Zanin, diz coluna

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Manobras dos ministros Edson Fachin e Dias Toffoli, ambos do Supremo Tribunal Federal (STF), pavimentam o caminho para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), oficializar a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins para a vaga de Ricardo Lewandowski na Corte. A informação é da coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo. 

Na terça-feira (9), Fachin enviou uma reclamação da Lava-Jato para Toffoli. Essa ação, segundo a coluna, foi o último lance de uma sequência que visa diminuir a preocupação da classe política com um possível impedimento de Zanin para julgar os casos da operação. 

O primeiro lance, no entanto, partiu de Toffoli. No final de abril, o ministro decidiu mudar da Primeira Turma do STF para a vaga que Lewandowski deixou aberta na Segunda Turma, colegiado responsável por julgar casos da Lava-Jato.

Com essa movimentação, o advogado pessoal de Lula, caso seja indicado, irá para a Primeira Turma, onde se abriu uma vaga, e não para o colegiado da Lava-Jato. A coluna aponta ainda que essa migração ajuda Zanin porque um dos principais pontos apontados  por seus adversários na briga pela vaga no STF é que sua atuação a favor de Lula o colocaria automaticamente impedido de julgar seus casos .

“As manobras de Toffoli e Fachin demonstram que o Supremo decidiu facilitar a vida de Lula, dos políticos e do próprio Zanin, afastando-se impedimentos, antes mesmo que o presidente da República formalize a sua escolha para a Corte”, afirma a coluna.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário