Acompanhamento de processos de ITD será realizado via Balcão Virtual
Segundo Sefaz-BA, contribuinte receberá atendimento por videoconferência
Foto: Reprodução/Pixabay
O Balcão Virtual de atendimento da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) disponibiliza o serviço de acompanhamento de processos de Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITD) por videoconferência a partir desta terça-feira (6).
As questões relativas a parecer técnico, avaliações, legislação e dúvidas de preenchimento de peticionamento eletrônico de ITD devem ser direcionadas ao e-mail. Com a inclusão do acompanhamento de processos de ITD, o Balcão Virtual passa a ser uma das principais portas de entrada para a prestação de serviços da pasta, abrangendo as principais demandas dos usuários.
Por meio do sistema é possível realizar a emissão e retificação do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), obter orientações para emitir a Nota Fiscal Avulsa, realizar o cadastramento de destinatários ou transportadores no banco de dados da Sefaz, buscar orientações relativas aos demais serviços da Sefaz-BA e acessar o Plantão Fiscal, responsável por esclarecer dúvidas sobre a legislação tributária.
O Balcão Virtual atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, exceto nos feriados. O atendimento consiste na interação por videoconferência entre a equipe de atendentes e os usuários dos serviços do fisco estadual. O acesso à plataforma ocorre a partir das 8h, quando começa o ordenamento da fila virtual.
Como acessar
Para ser atendido, o contribuinte precisa acessar a plataforma de atendimento por meio de canal online disponibilizado no site da Sefaz-BA (aqui). Se o acesso for via celular ou tablet, é necessário, antes de entrar na sala, baixar gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais – App Store ou Google Play – no seu dispositivo móvel.
A plataforma virtual criou uma dinâmica de atendimento que respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador. O tempo médio de espera na fila virtual é de seis minutos e o de duração do atendimento é de cerca de cinco minutos.