Adolescente morre por febre maculosa em Campinas, alertando autoridades de saúde
Outros casos confirmados e suspeitos reforçam a necessidade de medidas de enfrentamento
Foto: Reprodução/ Aitor Diago
A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta quinta-feira (15) a morte de uma adolescente de 16 anos devido à febre maculosa. Com isso, o número de óbitos pela doença na região chega a quatro. Os outros casos confirmados são de uma dentista, um piloto de automobilismo e uma mulher, todos com histórico de visita à Fazenda Santa Margarida.
Além dos casos confirmados, há duas pacientes internadas sob suspeita da doença, aguardando resultados de exames. A prefeitura anunciou medidas de enfrentamento e alertou sobre os riscos da febre maculosa, uma vez que a região é endêmica para a doença.
Ações incluem a publicação de um decreto com regras para estabelecimentos que realizam eventos em áreas de risco, exigindo um plano de contingência ambiental e de comunicação. Também foi determinado que todas as áreas de risco devem ter informações sobre a doença, como cartazes e placas de sinalização. A Fazenda Santa Margarida só poderá realizar novos eventos após a apresentação do plano de contingência e reforço na sinalização dos riscos.
As autoridades reforçam a importância da conscientização sobre a febre maculosa e a busca por atendimento médico ao apresentar sintomas após exposição a áreas propícias à presença de carrapatos.