Advogado explica como escolher o melhor investimento para a solicitação de um visto americano E2!
Aos detalhes...
O Visto E2 é uma opção para empresários interessados em investir nos Estados Unidos. Essa modalidade é direcionada a investidores de nações com tratados de comércio e navegação com os EUA, concedendo-lhes o direito de residir no país para administrar empreendimentos nos quais realizaram investimentos significativos. No entanto, a escolha certa em relação ao negócio investido é fundamental para que a solicitação seja aprovada.
Segundo uma pesquisa realizada pelo portal Investment Migration Insider, em 2023, a taxa de aprovação do Visto E2 manteve-se estável em 90,91%, com 54.812 vistos emitidos e 5.615 rejeições, resultando em uma taxa de negação de 9,29%.
De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, não existe um “melhor negócio” universal para todos. “O sucesso de um visto E2 depende do perfil do empreendedor. Empreendedores mais agressivos e propensos a assumir riscos podem se inclinar por negócios inovadores ou em setores voláteis, enquanto aqueles mais conservadores podem preferir investimentos mais seguros e estáveis. A personalização do negócio ao perfil do investidor é um fator essencial”, revela.
Estrutura e escala do negócio
Um aspecto fundamental na escolha do negócio é garantir que a operação seja de escala adequada. “Negócios muito pequenos, como um carrinho de sorvete ou uma pequena consultoria contábil, geralmente são insuficientes para o E2. O negócio deve ter uma estrutura que, verdadeiramente, demonstre potencial de crescimento e capacidade de empregar americanos, como uma padaria ou um supermercado, por exemplo”, alerta.
Toledo alerta que o plano de negócios não é apenas um documento, mas uma prova de que o investimento é sério e tem potencial de crescimento. “A elaboração de um business plan robusto, que detalhe a estrutura operacional, as projeções financeiras e o impacto econômico local, são fundamentais para a aprovação do visto”, declara.
Diversificar os tipos de negócios também pode ser uma estratégia interessante. “Ao investir em áreas variadas e responder a demandas de mercado específicas, o empresário aumenta suas chances de sucesso comercial, além de reforçar o perfil do investimento necessário para a aprovação do visto”, pontua.
Ajustando expectativas e estratégias
Para o especialista, investir em um negócio nos EUA com o objetivo de obter um visto E2 requer uma análise detalhada e uma estratégia bem planejada. “Não é apenas o valor investido que conta, mas a viabilidade, escalabilidade e o impacto econômico do negócio. Com o ambiente regulatório se tornando cada vez mais meticuloso, a chave para o sucesso é uma preparação cuidadosa e uma escolha de negócio que realmente complemente as habilidades e o perfil do investidor”, finaliza.