Advogado que delatou juiz federal Marcelo Bretas é suspenso pela OAB
Decisão acontece após representação de Rogério Onofre
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OBA) determinou que o advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho fique impedido de exercer a profissão por 90 dias. O profissional é delator do juiz federal Marcelo Bretas, responsável pelo braço fluminense da Lava-Jato no Rio.
A decisão provisória acontece após uma representação do ex-presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro/RJ), Rogério Onofre. Segundo revelado pela revista Veja, Onofre alega ter sido extorquido e coagido pelo advogado, que, segundo o seu depoimento, agiria em nome de Bretas.
Rogério Onofre afirma que recebeu uma proposta de R$ 8 milhões em troca de sua liberdade. O empresário foi condenado por Bretas por corrupção passiva, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha e acredita que foi punido por não ter aceitado o acordo. O juiz e o advogado negaram as acusações.
As suspeitas contra Nythalmar ocorrem desde março de 2019, quando o advogado foi denunciado à OAB por assediar clientes de outros advogados que respondiam processos no âmbito da operação Lava Jato. Chamou a atenção de seus colegas ele conseguir fechar acordos de delação premiada bem mais vantajosos para seus clientes.