Aeroporto Galeão perde posições no ranking de embarques
Com 8,5 milhões de passageiros embarcados, o aeroporto era o segundo terminal aeroportuário mais movimentado do país

Foto: Agência Brasil
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão/Tom Jobim), que um dia ocupou o segundo lugar entre os aeroportos mais movimentados do Brasil, agora caiu para a décima posição em termos de embarques.
Há 12 anos, o Galeão registrava 8,5 milhões de embarques, sendo o segundo mais movimentado, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Porém, em 2022, essa estatística caiu drasticamente para 2,9 milhões de embarques, colocando o Galeão atrás de outros terminais como Congonhas (São Paulo), Brasília, Viracopos (Campinas) e outros.
A inversão de papéis, onde o Galeão, que pelo tamanho e estrutura, deveria ser um aeroporto primário para voos internacionais e agora atua como secundário, impactou significativamente sua posição no ranking.
Especialista apontam que a restrição de voos no Aeroporto Santos Dumont, localizado no centro do Rio de Janeiro, contribuirá para o aumento de movimento em outros aeroportos. Essa limitação foi resultado de uma demanda da prefeitura e do governo fluminense, e acabou redistribuindo parte do tráfego de passageiros do Santos Dumont para outros aeroportos, incluindo o Galeão.
Elton Fernandes, professor do Programa de Engenharia de Transportes do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, acredita que a restrição de voos do Santos Dumont não trará benefícios à cidade, apenas à concessionária RioGaleão.