Aeroporto de Vitória da Conquista será inaugurado

A expectativa é que 500 mil pessoas passem pelo local até 2020

Por Osvaldo Marques
Ás

Aeroporto de Vitória da Conquista será inaugurado

Foto: Reprodução

O município de Vitória da Conquista, localizado no Centro-Sul baiano, inaugura amanhã (23), o novo aeroporto Glauber Rocha, que amplia a movimentação com perspectiva de obter o dobro de passageiros, em relação ao antigo aeroporto. 

Com isso, a expectativa é que 500 mil pessoas passem pelo local até 2020, já que novos equipamentos de navegação aérea, mais avançados, foram instalados, para minimizar as interferências climáticas nos pousos e decolagens, além de permitir a navegação de grandes aeronaves, como o Boeing 773-700, com capacidade para 138 passageiros em voos diários para São Paulo (Guarulhos) e Minas Gerais, tornando-se um dos principais aeroportos de fluxo do Nordeste.

Os problemas como cancelamentos de voos, por conta das serras e neblinas foram solucionados. As aeronaves que tinham como destino o município baiano, muitas vezes não tinham autorização para pousar no local, por conta das dificuldades de visibilidade das pistas do antigo aeroporto.

A homologação da proposta vencedora para a construção do novo aeroporto foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 8 de janeiro de 2014, e no mês seguinte, em 13 de fevereiro, foi assinada a ordem de serviço para a construção do equipamento, sobretudo, que beneficia uma população estimada em 2 milhões de pessoas no sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais.

Em agosto de 2016 foi recebido da Secretaria de Aviação Civil a autorização para licitar as obras do terminal de passageiros do novo aeroporto de Vitória de Conquista. O aviso de licitação da concessão pública do equipamento foi publicado no DOE de 30 de junho de 2018. A licitação foi marcada para 9 de agosto, na sede da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações (AGERBA), em Salvador. A empresa vencedora é responsável pela gestão, manutenção e exploração das áreas e serviços do novo terminal, pelo prazo de 30 anos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário