Aeroporto Salgado Filho reabre no Rio Grande do Sul após tragédia ambiental
O aeroporto estava fechado desde o dia 3 de maio.
Foto: Divulgação/Arquivo/Aeroporto Salgado Filho
O Aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, município do Rio Grande do Sul, retoma os voos comerciais a partir desta segunda-feira (21). O aeroporto ficou 170 dias sem operar devido aos estragos causados pela tragédia ambiental no estado em abril e maio deste ano.
O governo do Rio Grande do Sul informa que cerca de 9 mil passageiros circularão no primeiro dia de operação, em 71 voos, sendo 37 de partidas e 34 de chegadas.
De acordo com a Fraport, concessionária que administra o aeroporto, os primeiros voos serão direcionados aos estados de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Mesmo operando com apenas parte da pista principal, o aeroporto já comporta até 128 operações nacionais por dia.
Os serviços de check-in, despacho de bagagens, embarque e desembarque de passageiros serão feitos no próprio aeroporto - temporariamente, na área internacional, com acesso pelas portas 5 e 6 do segundo piso. Os primeiros estabelecimentos da praça de alimentação também começarão a funcionar na próxima semana.
A previsão é de que toda a pista de pouso e decolagem seja recuperada com o intuito de restabelecer os primeiros voos internacionais até 16 de dezembro.
Em junho deste ano, a Fraport havia anunciado que o aeroporto deveria ser reaberto apenas em dezembro, a concessionária fez o pronunciamento durante encontro com representantes do governo federal e deputados gaúchos.