Aeroportos europeus sofrem atrasos e cancelamentos após ataque cibernético
Administrações dos aeroportos recorrem a operações de check-in manual para minimizar danos da invasão

Foto: Divulgação/Brussels Airport
Um ciberataque ao sistema Collins Aerospace, que oferece tecnologia usada por companhias aéreas em diversos aeroportos do mundo, provocou atrasos e cancelamentos em importantes aeroportos da Europa neste sábado (20). Entre os terminais afetados estão Heathrow, em Londres, conhecido como o mais movimentado da Europa, além de Bruxelas e Berlim.
Os atrasos e cancelamentos aconteceram principalmente pelos danos aos sistemas de check-in e embarque de passageiros. A empresa relatou que apesar do ataque de grandes proporções, o impacto foi limitado ao check-in eletrônico de clientes e ao despacho de bagagem.
A empresa também informou que atua com operações de check-in manual, para minimizar os danos causados pela invasão cibernética. Os três aeroportos afetados pelo ataque confirmaram o ocorrido em publicações, e informaram que utilizam procedimentos manuais para check-in e embarque.
Ao menos 10 voos foram cancelados em Bruxelas e outros 12 sofreram atrasos de mais de uma hora, conforme divulgado pela emissora internacional da Alemanha "Deutsche Welle". O aeroporto, inclusive, aconselhou os passageiros que voarem no sábado a verificar a situação do voo com as companhias aéreas antes de irem ao terminal aéreo.
As administrações dos terminais afetados recomendam que os passageiros verifiquem a situação dos voos antes de comparecem nos aeroportos.