Ailton Krenak é o primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras

Krenak recebeu 23 votos para ocupar a vaga

Por Da Redação
Ás

Ailton Krenak é o primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras

Foto: Reprodução

Ailton Krenak foi eleito para a cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta quinta-feira (5). Membro da Academia Mineira de Letras desde março, Krenak recebeu 23 votos e entra para a vaga deixada por José Murilo de Carvalho, que morreu em agosto. Filósofo, professor, escritor, poeta, ambientalista e líder ativista da causa dos povos originários, Krenak é o primeiro indígena a se juntar a Academia.  

Krenak nasceu em 1953 em Minas Gerais, na região do vale do rio Doce, foi ativista do movimento socioambiental e defensor dos direitos dos povos indígenas, participou da fundação da Aliança dos Povos da Floresta e da União das Nações Indígenas (UNI).

Durante toda a carreira, Krenak teceu críticas ao sistema capitalista e ao eurocentrismo na percepção da civilização. O capitalismo e o colonialismo presente no processo de formação do povo brasileiro são pontos principais do pensamento dele e temas recorrentes das obras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário