'Ainda Estou Aqui' finaliza corrida ao Oscar 2025 sem vencer nenhuma premiação
Longa brasileiro concorre a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz

Foto: Reprodução
Mesmo sendo um sucesso de público e de crítica, o longa brasileiro "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, não recebeu nenhum prêmio durante a corrida para o Oscar 2025, que ocorre no dia 2 de março.
No domingo (16), o representante brasileiro perdeu o British Academy Film Awards 2025 (BAFTA), considerado o Oscar britânico, na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
O grande vencedor foi o polêmico francês "Emilia Pérez", que também levou a categoria em outras premiações, como o Globo de Ouro e Critic’s Choice Awards.
O filme é estrelado por Karla Sofía Gascón, que recentemente se envolveu em diversas polêmicas, como a acusação contra a equipe de Fernanda Torres, alegando que ela estaria "falando mal" de "Emilia Pérez".
Além disso, internautas resgataram publicações de Karla no X (antigo Twitter), onde ela tecia comentários apontados como racistas e xenofóbicos. Em uma das publicações, Karla chega a atacar sua colega de filme, Selena Gomez.
Mesmo com as polêmicas, que pareciam abrir um espaço para a vitória de "Anda Estou Aqui" nas premiações, "Emilia Pérez" não foi afetado.
O BAFTA era a última esperança do longa brasileiro conquistar um prêmio antes do Oscar e manter as expectativas de uma possível vitória.
"Ainda Estou Aqui" recebendo prêmios internacionais
O longa de Walter Salles estreou no Festival de Veneza 2024, onde recebeu o prêmio de Melhor Roteiro. Além disso, Fernanda Torres foi agraciada como Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro e no Satellite Awards.
Agora, o filme irá disputar o Oscar em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres).