Política

AL-BA convoca extraordinária para votar aumento do TCE

PL prevê reajuste dos vencimentos e gratificações dos cargos efetivos, em comissão e funções gratificadas

Por Da Redação
Ás

AL-BA convoca extraordinária para votar aumento do TCE

Foto: Agência/AL-BA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PSD), convocou uma sessão extraordinária para esta quarta-feira (11), às 15h e deve apreciar um projeto de lei de autoria do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). 

O PL prevê reajuste dos vencimentos e gratificações dos cargos efetivos, cargos em comissão e funções gratificadas, além de proventos e pensões dos funcionários da instituição. 

O salário atual de um conselheiro do TCM chega a R$ 35.462,22 fora os outros benefícios. Conselheiros recebem até R$ 52,8 mil de proventos mensais, com abono permanência e outras vantagens. 

Em setembro de 2021, o plenário da AL-BA aprovou a indicação do então deputado federal Nelson Pelegrino (PT) a uma vaga de conselheiro no Tribunal. A apreciação ocorreu de forma secreta.  

No final do ano passado, a AL-BA aprovou as pressas e na calada da noite, a lei n. 14.460/2022, de autoria do deputado Rosemberg Lula Pinto (PT),  que proíbe que gestores públicos sejam responsabilizados ou sofram a sanção de multas, aplicadas pelo TCM, quando não ficar comprovado o desvio de recursos em benefício próprio ou de familiares, ou quando não existirem provas de que o gestor agiu com dolo (intenção) no desvio. 

A lei é inconstitucional e abre brechas para que cada vez mais “laranjas” sejam usados por prefeitos na Bahia para encobrir os chamados “crimes de colarinho branco”. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário