Alagoas vai para 4º governador no ano após afastamento de Paulo Dantas
Cargo será assumido por José Wanderley Neto
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir pelo afastamento de Paulo Dantas (MDB), o estado de Alagoas terá o seu quarto governador neste ano. O cargo será assumido pelo médico cardiologista José Wanderley Neto (MDB), que já foi vice-governador do estado entre 2007 e 2010. A informação é do portal UOL.
As mudanças de governadores em Alagoas têm algumas explicações que passam por renúncias, eleição indireta e, agora, investigação sobre eventual corrupção. No início do ano, o governador era Renan Filho (MDB), eleito em 2014 e reeleito em 2018. Ele renunciou ao mandato em abril para concorrer à disputa para senador de Alagoas, em 2 de outubro.
Como o vice-governador de Renan, Luciano Barbosa (MDB), também havia renunciado ao cargo em 2020 para ser candidato a prefeito de Arapiraca. Terceiro na linha de sucessão, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Victor (MDB), abdicou do cargo temporário, porque, se assumisse, estaria impedido de disputar a reeleição para renovar seu mandato como parlamentar.
Com isso, o governo de Alagoas foi repassado entre 2 de abril ao dia 15 de maio, ao presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Klever Loureiro. Nesse dia 15, a Assembleia realizou uma votação aberta após uma longa peleja judicial, e Dantas foi eleito com 21 dos 27 votos da Casa. No entanto, ele precisou deixar o cargo porque a ministra Laurita Vaz, do STJ, ordenou o seu afastamento cautelar por 180 dias para que a Polícia Federal possa aprofundar as investigações da operação Edema, que investiga crimes de organização criminosa dentro da Assembleia Legislativa.