Brasil

Alagoas vai para 4º governador no ano após afastamento de Paulo Dantas

Cargo será assumido por José Wanderley Neto

Por Da Redação
Ás

Alagoas vai para 4º governador no ano após afastamento de Paulo Dantas

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir pelo afastamento de Paulo Dantas (MDB), o estado de Alagoas terá o seu quarto governador neste ano. O cargo será assumido pelo médico cardiologista José Wanderley Neto (MDB), que já  foi vice-governador do estado entre 2007 e 2010. A informação é do portal UOL.

As mudanças de governadores em Alagoas têm algumas explicações que passam por renúncias, eleição indireta e, agora, investigação sobre eventual corrupção. No início do ano, o governador era Renan Filho (MDB), eleito em 2014 e reeleito em 2018. Ele renunciou ao mandato em abril para concorrer à disputa para senador de Alagoas, em 2 de outubro.

Como o vice-governador de Renan, Luciano Barbosa (MDB), também havia renunciado ao cargo em 2020 para ser candidato a prefeito de Arapiraca. Terceiro na linha de sucessão, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Victor (MDB), abdicou do cargo temporário, porque, se assumisse, estaria impedido de disputar a reeleição para renovar seu mandato como parlamentar. 

Com isso, o governo de Alagoas foi repassado entre 2 de abril ao dia 15 de maio, ao presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Klever Loureiro. Nesse dia 15, a Assembleia realizou uma votação aberta após uma longa peleja judicial, e Dantas foi eleito com 21 dos 27 votos da Casa. No entanto, ele precisou deixar o cargo porque a ministra Laurita Vaz, do STJ, ordenou o seu afastamento cautelar por 180 dias para que a Polícia Federal possa aprofundar as investigações da operação Edema, que investiga crimes de organização criminosa dentro da Assembleia Legislativa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário