Dentista orienta sobre os cuidados essenciais para driblar os vilões do sorriso no Verão!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
No Verão, o consumo excessivo de bebidas açucaradas, ácidas, como refrigerantes, sucos industrializados e drinks alcoólicos, além do aumento na ingestão de doces e sorvetes, favorece o surgimento de cáries e o desgaste do esmalte dental. “O calor faz as pessoas beberem mais líquidos e, muitas vezes, a escolha não é a melhor para os dentes. Isso porque essas substâncias alteram o pH da boca e criam um ambiente perfeito para problemas bucais”, alerta o cirurgião-dentista Leonardo Carvalho, especialista em Implantodontia e Reabilitação Oral.
Outra vilã típica dessa estação é a desidratação, que reduz a produção de saliva, uma aliada natural na proteção dos dentes e gengivas. Segundo Leonardo Carvalho, responsável técnico na Clínica Tavares e sócio da Clínica Carvalho, em Salvador, menos saliva significa maior proliferação de bactérias e risco de mau hálito, gengivite e sensibilidade. Além disso, esportes ao ar livre e mergulhos frequentes aumentam as chances de pequenos traumas dentários. “Muita gente não associa boca seca e impactos leves a problemas sérios, mas eles podem evoluir rapidamente se não houver cuidado. Por isso, hidratar-se bem e usar protetores bucais durante atividades esportivas pode fazer toda a diferença”, orienta. 
Para proteger o sorriso durante a estação mais quente do ano, a recomendação é simples, mas eficaz: manter uma rotina rigorosa de higiene bucal, beber bastante água, moderar o consumo de açúcar e não esquecer da proteção dos lábios contra o sol. Escovar os dentes após as refeições, usar fio dental diariamente e optar por enxaguantes sem álcool ajudam a manter a saúde oral em dia. “O Verão pede leveza, inclusive nos cuidados com o sorriso. Portanto, com pequenas atitudes é possível aproveitar a estação sem abrir mão de dentes saudáveis e de um sorriso bonito, garante Leonardo Carvalho.

