ALBA retoma atividades com eleição da Mesa Diretora nesta segunda-feira (3)

Sessão também marca o fim do regime de turno único, adotado durante janeiro

Por Da Redação
Ás

ALBA retoma atividades com eleição da Mesa Diretora nesta segunda-feira (3)

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) será realizada nesta segunda-feira (3), às 14h30, para o biênio 2025-2027. Serão escolhidos os cargos de presidente, vice-presidentes (1º, 2º, 3º e 4º), secretários (1º, 2º, 3º e 4º) e cinco suplentes, seguindo a proporcionalidade entre as bancadas ou blocos parlamentares.

Com uma chapa definida em acordo com os partidos representados no plenário, exceto o PSOL, estão confirmadas as candidaturas de Adolfo Menezes e Ivana Bastos, ambos do PSD, para os cargos de presidente e vice-presidente do Legislativo.

Apesar da insegurança jurídica em torno do terceiro mandato de Adolfo, a expectativa é que ele seja reeleito ao lado de Ivana, que assumiu a vaga após as desistências dos deputados Rosemberg Pinto (PT) e Angelo Coronel Filho (PSD), evitando um bate-chapa na base governista.

LEIA MAIS: Rosemberg Pinto diz que não houve desistência da vice-presidência da AL-BA, mas sim um 'consenso'

Ivana Bastos diz que está pronta para assumir presidência da ALBA caso Adolfo precise deixar o cargo

A sessão desta segunda-feira também marca o fim do regime de turno único (turnão), adotado durante o mês de janeiro. Com isso, a Assembleia volta a funcionar em dois turnos.

Etapas da eleição

O processo será realizado em três etapas. Primeiro, será eleito o presidente da Assembleia. Em seguida, haverá uma votação para os demais cargos, caso surjam candidaturas avulsas. Por fim, serão escolhidos os membros restantes da Mesa e os suplentes, conforme a chapa acordada entre as lideranças partidárias.

De acordo com o Regimento Interno da ALBA, a votação será secreta, realizada por meio de cédulas de papel rubricadas pelo presidente e pelos secretários designados. O pleito será supervisionado por uma comissão suprapartidária e os resultados serão anunciados oficialmente ao final da apuração.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.