Alckmin comemora índices da produção industrial brasileira: ‘Só o começo’
Ao todo, setor cresceu 0,2% em 2023
Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), comemorou no domingo (4), por meio de publicação nas redes sociais, os índices da produção industrial brasileira. A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (2), revela que o setor cresceu 0,2% em 2023.
O indicador fechou dezembro com alta de 1,1% em relação a novembro, marcando o quinto mês consecutivo de avanço. No acumulado do ano, o setor industrial apresentou resultados positivos em três das quatro grandes categorias econômicas. Entre as atividades, as principais influências positivas foram registradas por indústrias.
"Celebro a resiliência da produção industrial brasileira, que atingiu o topo das expectativas do mercado e cresceu 1,1% em dezembro passado. Houve melhora em três das quatro categorias industriais. E isso é só o começo da nova política industrial do governo Lula, uma política sustentável, moderna, que diversifica, abre mercados e gera empregos", escreveu Alckmin.