Alckmin diz que percentual de álcool na gasolina pode aumentar para 30% no Brasil
Vice-presidente destaca investimentos em biocombustíveis
Foto: Cadu Gomes/VPR
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) anunciou nesta sexta-feira (4) a proposta de aumentar o percentual de álcool na gasolina de 27% para 30%. A ideia, que já havia sido divulgada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi reafirmada por Alckmin durante a inauguração de uma usina de etanol em Passo Fundo, na Região Norte do RS.
Ao falar sobre energia sustentável, Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, ressaltou a intenção de tornar a gasolina brasileira mais limpa. Atualmente, o percentual de etanol na gasolina é de 27,5%, e a proposta é elevar essa porcentagem para 30%.
Embora não tenha fornecido detalhes adicionais, o vice-presidente mencionou que o aumento acontecerá de maneira gradual, com previsibilidade e transparência, conforme já havia sido explicado pelo ministro Silveira em abril.
Alckmin também revelou os planos do governo federal para investir até R$ 20 bilhões nos próximos quatro anos em biocombustíveis. O objetivo é incentivar a pesquisa e inovação nesse setor.
"O BNDES vai disponibilizar R$ 20 bilhões em quatro anos com taxa TR [taxa referencial]. TR é menos de 2%", afirmou o vice-presidente.