Alden diz que Lula quer aumentar IOF para bancar campanha eleitoral de 2026
Deputado afirmou ainda que discussão sobre o imposto visa desviar foco do INSS

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
O vice-líder da bancada de oposição na Câmara dos Deputados, Capitão Alden (PL-BA), afirmou nesta segunda-feira (7) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) com o objetivo de arrecadar recursos para a campanha eleitoral de 2026.
O deputado federal baiano disse ainda que o governo Lula usa o discurso da justiça tributária apenas como uma estratégia para dividir o país e desviar o foco de escândalos recentes, como o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“Lula e o PT trazem uma nova cortina de fumaça para que a opinião pública esqueça o escândalo do INSS. Tanto a tentativa de aumento do IOF quanto essa narrativa da ‘taxação dos super-ricos’ sofrerão quantas derrotas forem necessárias para que Lula aprenda que o Brasil possui uma bancada de oposição atuante”, afirmou.
A declaração de Alden ocorre em meio às dificuldades que o governo federal enfrenta para aprovar o decreto que aumentou o IOF. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, marcou para o dia 15 de julho uma audiência de conciliação entre Congresso e governo sobre o tema.
Leia também:
•Governo publica MP para recalibrar alíquotas do IOF
•Presidente da Câmara diz que crise sobre IOF não tem “vencedores nem vencidos”