Alden volta a culpar Rui por compra malsucedida de respiradores: ‘não seria ele o verdadeiro genocida?’
Na Câmara, deputado federal afirmou que milhares de pessoas morreram sem tratamento na pandemia

Foto: Divulgação
O deputado federal Capitão Alden (PL-BA), vice-líder da oposição na Câmara, voltou a cobrar explicações sobre a compra malsucedida de respiradores pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia. Apesar de o então presidente do consórcio e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), ter sido inocentado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Alden voltou a responsabilizar o petista.
“Fui o primeiro parlamentar do Brasil a denunciar o Consórcio Nordeste. Em maio de 2020, fiz a primeira denúncia ao TCE [Tribunal de Contas do Estado da Bahia], alertando sobre os superfaturamentos nas compras de respiradores. As aquisições somam mais de R$ 264 milhões”, disse o deputado.
“A Hempcare, que recebeu R$ 49 milhões, foi apenas uma das compras. Ainda há contratos com a Ocean 26 e a Pulsar Development. Na época, solicitei a abertura de uma CPI na Assembleia Legislativa da Bahia, mas, infelizmente, não me ouviram”, acrescentou.
Alden afirmou ainda que “milhares de pessoas morreram sem tratamento” por conta dos respiradores. “Não seria Rui Costa o verdadeiro genocida?”, questionou.
Leia também:
• Respiradores: TCE emitiu alerta ao Estado da Bahia por compras sem licitação