Aldo Rebelo afirma em CPI que ONGs atuam como ‘Estado paralelo na Amazônia’

Ex-ministro da Defesa depôs na CPI da ONGs do Senado Federal nesta terça (11)

Por Da Redação
Ás

Aldo Rebelo afirma em CPI que ONGs atuam como ‘Estado paralelo na Amazônia’

Foto: Pedro França/Agência Senado

O ex-deputado federal Aldo Rebelo afirmou que a Amazônia é governada por um “Estado paralelo das ONGs”, que governam, segundo o político, "com o auxílio formal do Estado brasileiro, do Ministério Público, da Polícia Federal, do Ibama, da Funai e do Ministério dos Povos Originários". A declaração do ex-ministro da Defesa foi dada em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações não governamentais (ONGs) do Senado Federal, nesta terça-feira (11). 

O político ainda falou que coibir a atuação dessas ONGs é difícil, porque o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC) foi um mecanismo “criado por uma agência americana e assumido pelo Estado Brasileiro”.

“Você acha que 14% do Estado Nacional está imobilizado nas áreas indígenas, as áreas mais ricas de minério do País, isso é por acaso? Não! Isso é planejado”, afirmou o ex-deputado. “Um dos fundadores do ISA, quando presidiu a Funai, ele esvaziou a Funai e transferiu da Funai para as ONGs, as atribuições do Estado”, completou.

A CPI das ONGs foi instalada em 14 de junho e é presidida pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), autor do requerimento para criação desta comissão. O relator é o senador Marcio Bittar (União Brasil-AC).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário