Além das presidências, eleições do Congresso definem outros cargos nas Mesas; saiba quais
Eleições estão marcadas para acontecer no dia 1º de fevereiro
Foto: Reprodução/ EBC
As eleições para as presidências da Câmara dos Deputados e Senado, marcadas para acontecer no dia 1º de fevereiro, também vão definir os ocupantes de outros cargos nas Mesas das Casas. Além dos presidentes, os deputados e senadores vão escolher os nomes de dois vice-presidentes e quatro secretários. As informações são do g1.
Os cargos são responsáveis pelas funções administrativas, que definem, por exemplo, despesas do Congresso, passaportes diplomáticos e apartamentos funcionais.
A negociação para os cargos levam em consideração dois aspectos: o tamanho dos partidos, já que as maiores siglas têm a prerrogativa de fazerem a escolha primeiro; e os acordos firmados na hora da formação de blocos, ou seja, as legendas que apoiam o candidato à presidência que sai vencedor também têm prioridade na definição das funções.
Câmara dos Deputados
O deputado Hugo Motta (Republicanos) tem o endosso de partidos que somam quase 500 dos 513 deputados, e por isso a eleição para a presidência está consolidada.
Pelo acordo, a 1ª vice-presidência ficará com o PL, que deve indicar o deputado Altineu Côrtes (PL). No entanto, a 2ª vice-presidência está indefinida. O nome do titular será definido após a escolha do novo líder da sigla.
A 1ª secretaria ficará com o PT, que será representado pelo deputado Carlos Veras (PT), responsável pelas despesas da Câmara, como obras e reformas.
Os demais cargos na Mesa seguem indefinidos: 2ª Secretaria: PP ou União Brasil; 3ª Secretaria: PSD ou MDB; 4ª Secretaria: PSD ou MDB.
Senado Federal
No Senado, Davi Alcolumbre (UB) é apontado como presidente eleito. E, assim como a Câmara, a 1ª vice-presidência deve ficar com o PL. O nome cotado para o cargo é o senador Eduardo Gomes (PL), que já foi líder do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A 2ª vice-presidência ficará com o PT, que indicou o senador Humberto Costa (PT-PE) para a cadeira.
A 1ª secretaria será do PSD, que indicou a senadora Daniela Ribeiro (PB). As segunda e terceira secretarias ainda precisam ser definidas.
A 4ª Secretaria foi prometida ao PP. Um dos cotados, o senador Laércio Oliveira (SE) diz que a definição do nome deve ser feita na próxima semana.