Alemanha legaliza uso recreativo da maconha; veja o que muda com novas regras
Mudança na legislação deixa país entre os países mais permissivos em relação ao uso de maconha na Europa
Foto: lovingimages/ Pixabay
A nova legislação da Alemanha legaliza, a partir desta segunda-feira (1º), o uso recreativo de maconha. Agora, a lei permite que pessoas com mais de 18 anos possam transportar até 25 gramas do material em vias públicas, cultivar até 50 gramas e ter três plantas de cannabis por adulto em seu imóvel particular.
A nova lei, no entanto, também estabelece restrições claras quanto ao consumo do produto. Dentre as novas normas, fica proibido fumar maconha em locais visíveis de escolas, centros esportivos ou zonas pedestres entre 7h e 20h.
Foi autorizada ainda a formação de associações de cultivadores ou "clubes sociais" com um máximo de 500 membros cada. Os clubes podem cultivar e distribuir cannabis exclusivamente numa base sem fins lucrativos, e o consumo no local não será permitido.
Embora a lei entre em vigor nesta segunda-feira, os consumidores terão que esperar três meses para comprar maconha de maneira legal em "clubes sociais de cannabis".
A mudança na legislação deixa a Alemanha entre os países mais permissivos em relação ao uso de maconha na Europa, ao lado de Malta e Luxemburgo, que legalizaram o consumo recreativo em 2021 e 2023, respectivamente.