Política

Alesp aprova cassação do mandato de Arthur do Val

Ex-deputado perderá direitos políticos por oito anos de acordo com a Lei da Ficha Limpa

Por Da Redação
Ás

Alesp aprova cassação do mandato de Arthur do Val

Foto: Reprodução/Redes sociais

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (17) a cassação do mandato do ex-deputado estadual Arthur do Val (União Brasil). Mesmo tendo renunciado ao cargo antes da decisão, com a cassação, do Val perde os direitos políticos por oito anos, segundo a Lei da Ficha Limpa.

A decisão aconteceu por 73 votos a favor, do total de 94 deputados estaduais da Alesp, 

Na sessão, mais rápida que o usual, o advogado de Arthur do Val, Paulo Henrique Franco Bueno, comparou a situação com a do também deputado Fernando Cury, acusado de assédio a deputada Isa Penna. Na ocasião, Cury apenas foi suspenso pela Alesp por 180 dias.

Segundo a defesa de Do Val, a investigação estaria fazendo uso ilegal de provas, além de inadmissibilidade do uso dos áudios de Arthur do Val no processo, já que estes foram divulgados sem a devida autorização do parlamentar. 

Renúncia

Em abril, o ex-deputado Arthur do Val anunciou que renunciaria ao cargo, após o Conselho de Ética da Alesp aprovar, por unanimidade, o processo geraria a cassação do mandato dele.

Ao todo, mais de 21 representações foram abertas na Assembleia pedindo a cassação do ex-parlamentar por quebra de decoro ao se referir à refugiadas ucranianas como "pobres" e "fáceis".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário