Política

Telegram formaliza parceria com TSE para combate às fake news

Na ação, Corte Eleitoral ganhará um canal oficial na plataforma para informar sobre as eleições

Por Da Redação
Ás

Telegram formaliza parceria com TSE para combate às fake news

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou, nesta terça-feira (17), um acordo junto ao Telegram para adoção de uma série de medidas contra a desinformação.

Dentre as ações, está a análise e suspensão de canais que sejam considerados disseminadores de notícias falsas, além de realizar reuniões periódicas com o TSE e impulsionar o canal oficial da Corte Eleitoral. 

Uma medida a ser implementada também é um robô, do TSE, que possa interagir e informar os usuários na plataforma. Por meio deste, a Corte poderá pedir que pessoas indiquem suas cidades e enviar conteúdos personalizados sobre eleições aos usuários, com base nos locais em que residem. 

Em 25 de março, o Telegram assinou a adesão ao Programa de Enfrentamento à Desinformação, promovido pelo TSE, pouco após uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de bloquear a plataforma no país. 

Na ocasião, a plataforma anunciou que adotaria medidas como: monitoramento manual diário dos 100 canais mais populares do Brasil; acompanhamento manual diário de todas as principais mídias brasileiras; conteúdo considerado impreciso terá uma marcação dizendo que ele não foi checado; restrição de postagens públicas de usuários banidos por espalhar desinformação; atualização dos termos de serviço; refinar estratégias de moderação de conteúdo, conforme a legislação brasileira; e promover informações verificadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário