Política

Alesp aprova processo contra Arthur do Val e cassação do ex-deputado será votada

Aprovação aconteceu por nove votos a um

Por Da Redação
Ás

Alesp aprova processo contra Arthur do Val e cassação do ex-deputado será votada

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta terça-feira (3), o processo contra o ex-deputado Arthur do Val (União Brasil), por nove votos a um. O próximo passo será a votação da cassação do mandato do ex-deputado, que ainda não tem data para acontecer. 

A defesa de Arthur do Val havia solicitada a extinção do processo devido à renúncia do ex-parlamentar, mas não foi atendida pela Procuradoria da Casa. O deputado Milton Leite (União Brasil), o único a votar contra o processo, argumentou que Arthur não merecia pena maior que o deputado Fernando Cury, que apalpou a deputada Isa Penna no plenário da Alesp e recebeu suspensão de seis meses.

O relator, Marcos Zerbini (PSDB), afirmou que “foi grave o que o deputado Fernando Cury fez”, mas disse que não dá para comparar. O relatório aprovado pela comissão nesta terça-feira concluiu que as ações do ex-deputado infringem a Constituição Federal, a Constituição Estadual, o Regimento Interno e o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp. Caso os parlamentares votem pela perda de mandato, Arthur do Val ficará inelegível por oito anos.

Relembre o caso Arthur do Val

Áudios sexistas do então deputado Arthur do Val foram vazados enquanto este estava na Ucrânia para cobrir a invasão russa. O parlamentar, na ocasião, afirma que as refugiadas "são fáceis porque são pobres" e diz que a fila das baladas brasileiras "não chegam aos pés da fila de refugiadas daqui". Após repercussão do áudio, Arthur renunciou ao mandato na Alesp.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.