Alexandre Moraes nega arquivamento de inquéritos contra Bolsonaro
Ação diz respeito ao suposto envolvimento de Bolsonaro com o vazamento de dados sigilosos sobre ataque hacker ao TSE
Foto: Ravena Rosa/Agência Brasil | Tânia Rêgo/Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes negou o pedido da Procuradoria-Geral de República (PGR) para arquivar os pedidos de investigação que envolvem o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), nesta sexta-feira (5).
A vice-procuradora-geral da República Lindôra Araújo enviou, na segunda-feira (1), novo parecer argumentando que o ministro Alexandre de Moraes violou o sistema acusatório, ao determinar novas medidas para dar prosseguimento à investigação.
A ação diz respeito ao suposto envolvimento de Bolsonaro com o vazamento de dados sigilosos sobre ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Um inquérito da Polícia Federal (PF) apontou que o Chefe do Executivo teve “atuação direta, voluntária e consciente” na prática do crime de violação de sigilo funcional. É nesse caso que Bolsonaro desobedeceu decisão do Supremo e não foi depor à PF presencialmente.
Bolsonaro é investigado por ter duvidado da credibilidade das urnas eletrônicas, em transmissão ao vivo, embora não houvesse relação às falas contra o funcionamento das urnas.