Almirante que chefia Ibama no RJ deve ser demitido na próxima semana
A exoneração acontece após uma série de irregularidades verificadas na sede do Ibama do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação
O almirante da Marinha, Alexandre Augusto Amaral Dias da Cruz, deve ser demitido do cargo de chefe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de acordo com informações, publicadas nesta sexta-feira (20), no site Terra. A saída deve ser publicada no Diário Oficial da União até segunda (23).
A exoneração acontece após uma série de irregularidades verificadas na sede do Ibama do Rio de Janeiro serem publicadas pelo Estadão na quinta-feira (19).
Uma carta encaminhada à presidência do Ibama, em Brasília, relata a necessidade de medidas urgentes para restabelecer condições mínimas de trabalho. "Como já deve ser de vosso conhecimento, os trabalhadores terceirizados estão há 3 meses sem receber salário e sem os devidos recolhimentos de garantias trabalhistas (férias, FGTS e outros), constituindo situação degradante para profissionais que dependem de seus vencimentos para subsistência própria e familiar", declara a associação.
Além disso, a A presidente da Associação dos Servidores Federais da Área Ambiental do Rio de Janeiro (Asibama-RJ), Rafaela Rinaldi, afirma que "os servidores têm se reunido para fomentar 'vaquinha' para prover alguma mínima dignidade aos colegas de maior vulnerabilidade econômica", simplesmente abandonados pelo órgão federal. "Não é possível que o desrespeito a esses profissionais de alto engajamento com o serviço e de grande relevância para o funcionamento da autarquia permaneça da forma como está, sem que haja qualquer iniciativa da presidência do Ibama para a devida cobertura salarial dos profissionais."