• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Alunos nordestinos melhoram desempenho no Enem e ficam atrás apenas do Sudeste, aponta estudo
Brasil

Alunos nordestinos melhoram desempenho no Enem e ficam atrás apenas do Sudeste, aponta estudo

Estudantes no Nordeste saltaram do penúltimo lugar para a segunda colocação em novo levantamento da UFRJ

Por Da Redação
Ás

Alunos nordestinos melhoram desempenho no Enem e ficam atrás apenas do Sudeste, aponta estudo

Foto: Agência Brasil

Um estudo que avaliou as notas do Enem de 2013 a 2021 mostrou que os estudantes do Nordeste apresentaram um aumento no desempenho e na competitividade, ficando em segundo lugar no país, atrás apenas do Sudeste. Os resultados foram divulgados por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com o Instituto Unibanco.

Em 2013, os estudantes do Nordeste tinham uma média de 493 pontos, ficando acima apenas dos alunos da região Norte. No entanto, ao longo dos anos, essa média aumentou e ultrapassou o desempenho dos estudantes do Sul e Centro-Oeste, consolidando-se como a segunda melhor do país em 2021, com 528 pontos.

A pesquisa também registrou o histórico, ao longo dos anos, das notas com as quais os estudantes conseguiram ser aprovados em cursos mais e menos competitivos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, que, atualmente, é o maior vestibular do país.

Os estudantes do Nordeste se destacam, principalmente, na competitividade para ingressar no ensino superior. Em 2021, eles apresentaram uma probabilidade de 18% de obterem notas que permitem acesso aos cursos mais concorridos, como Medicina e Engenharias, o maior percentual em comparação com o Sudeste, que teve 17%. Segundo o estudo, esse grupo obteve um resultado acima de 619 pontos no Enem, em uma escala de 0 a 1000.

Especialistas atribuem a mudança de cenário graças às políticas continuadas de investimento em educação, com formação de professores, infraestrutura e ações pedagógicas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário