Brasil

Amazônia tem alta de 8% nos focos de incêndio em julho

Desmatamento também é um problema na região que acende sinal de alerta

Por Da Redação
Ás

Amazônia tem alta de 8% nos focos de incêndio em julho

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Amazônia registrou 5.373 focos de incêndio em julho, o que representa um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

Apesar disso, o número de focos é 21% menor do que o visto em julho de 2020. O recorde para o mês foi observado em 2005, quando foram contabilizados 19,364 pontos de incêndio. 

A temporada de incêndios na Amazônia costuma acontecer entre junho e outubro, mas o fogo não é o único problema. O primeiro semestre de 2022 teve a maior área da Amazônia Legal sob alerta de desmate em sete anos. 

Em julho, o satélite Deter-B, do Inpe, produziu sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores do que três hectares. Os dados levam em conta tanto as áreas totalmente desmatadas, quanto as que estão em processo de degradação florestal. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário