América Latina reforça medidas de proteção contra novo coronavírus
Colômbia repatria cidadãos; Equador destina hospital exclusivo
Foto: Reprodução/ TV Brasil
A capital da Colômbia, Bogotá, recebeu na noite de quinta-feira (27), quinze colombianos repatriados de Wuhan, epicentro do novo coronavírus. Eles ficarão em quarentena no Centro de Alto rendimento da capital, um moderno complexo esportivo.
Os repatriados estão sendo transportados em um avião da Força Aérea do país e passarão por exames na chegara, durante a quarentena e ao final do isolamento.
O ministro da Saúde da Colômbia, Iván Darío González, afirmou em uma coletiva de imprensa que haverá atendimento médico especializado e quartos individuais para cada um dos cidadãos transladados. Além de ressaltar que estão preparados caso tenham o primeiro caso confirmado.
Equador
O Equador destinará um hospital para atender exclusivamente casos relacionados ao novo coronavírus. O centro médico, cujo nome ainda não foi divulgado, começará a funcionar na semana que vem.
Bolívia
Na Bolívia, um segundo caso suspeito de contaminação pelo novo coronavírus teve resultado negativo. O ministro da Saúde, Aníbal Cruz, afirmou que nas próximas horas será divulgado o resultado da contraprova para que se possa descartar por completo a hipótese da doença.
Paraguai
Desde a quarta-feira (26) o Paraguai anunciou "alerta máximo" em relação ao novo coronavírus. O diretor de Vigilância Sanitária, Guillermo Sequera, afirmou que a doença deve chegar ao país nos "próximos dias ou semanas", uma vez que já chegou ao Brasil, país fronteiriço.