Setor de serviços cresce em outubro na Bahia 0,6 %
Em comparação com o ano passado o setor retraiu 2,8%

Foto: Luzia Luna/Ascom SEI
O volume de serviços na Bahia cresceu em outubro na comparação com setembro, registrou expansão de 0,6%, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). A taxa foi superior à média nacional (0,3%) e manteve a tendência positiva do mês de setembro (3,5%). Cabe salientar que, apesar da desaceleração, o mês de outubro foi marcado pelo bom dinamismo no consumo dos serviços ofertados pelas empresas do setor, motivado pelo aumento da confiança empresarial.
Em comparação ao ano passado, 2024 o setor retraiu-se 2,8%. Esse resultado foi inferior à média nacional, que expandiu 2,2%. Duas das cinco atividades puxaram o volume de serviços baiano para baixo, com destaque para as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-6,9%), que contabilizou a variação negativa mais expressiva, seguida da atividade de Serviços prestados às famílias (-4,9%). Por outro lado, as influências positivas vieram das atividades de Outros serviços (10,1%), Serviços de informação e comunicação (2,5%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (1,6%).
No acumulado de janeiro a outubro de 2024, o setor registrou retração de 1,1%. Esse resultado foi inferior à média nacional (2,8%). Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços baiano para baixo, com destaque para as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-3,3%), que contabilizou a variação negativa mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços prestados às famílias (-1,4%), depois Serviços de informação e comunicação (-0,3%). Por outro lado, as contribuições positivas vieram de Outros serviços (9,4%), que contabilizou a variação positiva mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços profis
Nos últimos doze meses ano, o setor caiu 0,9%. Esse resultado foi inferior à média nacional (2,8%). Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços baiano para baixo, com destaque para as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,2%), que apontou a mais expressiva variação negativa, seguida por Serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,0%), depois Serviços de informação e comunicação (-0,6%). Em sentido oposto, Outros serviços (9,2%), Serviços prestados às famílias (0,4%) avançaram.


