Análise aponta que óleo encontrado no RJ é compatível com o do Nordeste
Material foi encontrado no último domingo (24) em três praias do RJ
De acordo com uma nota divulgada pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), o óleo encontrado em uma praia no litoral do Rio de Janeiro, é compatível com o material encontrado no litoral do Nordeste e do Espírito Santo.
A análise foi realizada pelo Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e o material analisado, cerca de 20 gramas, foi coletado na Praia de Santa Clara, localizada ao norte do estado.
O material foi recolhido no último domingo (24), e além da praia de Santa Clara, as praias de Guriri e praia do Barreto também foram atingidas. Porém, a análise aponta que apenas na praia de Santa Clara o material foi compatível.
De acordo com a nota, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e militares da Marinha do Brasil seguem no local para realização do monitoramento.
Localidades atingidas
Cerca de 772 localidades de 124 municípios em 11 estados foram atingidas pelas manchas de óleo, segundo o último boletim divulgado pelo Ibama na tarde da segunda-feira (25).
Ao todo, os estados afetados são: Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro.