Anatel altera regras de portabilidade para evitar fraudes
Consumidor deverá confirmar operação via SMS
Foto: Agência Brasil
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgou novas regras da portabilidade na última segunda-feira (28). A mudança visa evitar casos do golpe da portabilidade.
O golpe acontecia quando um fraudador entrava em contato com a operadora solicitando portabilidade de um número sem conhecimento do dono, utilizando seus dados.
Com a alteração, as operadoras devem utilizar o chamado duplo fator para portabilidade. Os testes iniciaram em abril e, desde o dia 28 de agosto, todo o país passou a ser incluído nas novas regras.
Para confirmar a mudança de operadora, uma mensagem de texto deve ser enviada ao cliente, que tem 6 horas para responder. Caso o consumidor negue o pedido, o procedimento é cancelado automaticamente. Antes, era necessário apenas os dados e endereço do portador do número.
A Anatel afirmou que a medida visa diminuir o número de fraudes e dificultar a ação dos criminosos. É importante destacar que os clientes devem estar atentos aos canais oficiais de comunicação. O código do SMS é 7678. Em caso de dúvidas, deve ser acessado o Atendimento ao Cliente da nova operadora.