Anatel determina bloqueio do sinal de até 7 milhões de aparelhos de TV clandestinos
Equipamentos oferecem sinal ilegal das operadoras de TV paga
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quinta-feira (9) medidas de combate ao sinal clandestino de aparelhos conhecidos como "TV Box". A agência estima que de 5 a 7 milhões de equipamentos piratas estejam conectados atualmente no Brasil.
Os equipamentos oferecem sinal ilegal das operadoras de TV paga por meio de aplicativos que reproduzem os serviços de TV por assinatura e streaming. No Brasil, os dispositivos não são autorizados pela Anatel. A agência reguladora determinou o bloqueio ao acesso desses dispositivos à internet por meio dos provedores dos serviços.
Segundo estudos conduzidos pela Anatel, em colaboração com técnicos da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), os equipamentos possuem 'malware' (software malicioso) capaz de possibilitar que criminosos capture dados e informações do usuário como registros financeiros ou arquivos e fotos que estejam armazenados em dispositivos que compartilhem a mesma rede.
Além dos 'malweres', foram identificadas falhas de segurança no processo de atualização dos aplicativos, permitindo que toda a informação trocada seja capturada e modificada.