Aneel aprova redução de 37% na cobrança extra na conta de energia

Valor extra é cobrado aos consumidores para custear usinas mais caras em cenários ruins de energia

Por Da Redação
Ás

Aneel aprova redução de 37% na cobrança extra na conta de energia

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira (05), a redução de até 37% nos valores das bandeiras tarifárias, que são as taxas extras cobradas na conta de luz para custear as usinas mais caras em cenários ruis da geração de energia.

As bandeiras sinalizam o custo da geração de energia, quando o nível de chuva é menor e a geração por usinas hidrelétricas cai, a Aneel aciona as bandeiras para custear termelétricas, que são mais caras.

As bandeiras amarelas e vermelhas são as mais caras e representam um maior custo ao consumidor. A Aneel não aplica essas bandeiras desde abril de 2022, e sendo assim a bandeira verde está em vigor há quase dois anos, sem custo para o consumidor.

A decisão desta terça, deve reduzir as tarifas gradativamente. Quando a bandeira amarela foi acionada, o consumidor vai pagar 37% menos do que pagaria antes. Ainda de acordo com a agência, a redução nos valores é justificada pelo cenário favorável para a geração de energia elétrica, causado pela elevação nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas ao longo de 2022 e 2023.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário