Aneel: conta de luz dos brasileiros deve subir 5,6% em 2024
Estimativa está acima da inflação projetada, que é de 3,87%
Foto: Reprodução/Pixabay
Dados recentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgados nesta terça-feira (23), apontam que a conta de luz dos brasileiros deve subir, em média, 5,6% em 2024. Essa estimativa está acima da inflação projetada para o período, que é de 3,87%, conforme indicado pelos economistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central.
Em 2023, a Aneel havia previsto um aumento médio de 6,8% nas tarifas das distribuidoras, mas a alta observada foi de 5,9%. A agência destaca que diversos fatores podem contribuir para o aumento nas contas de energia, incluindo o crescimento da conta de subsídios nos últimos anos e a energia contratada no mercado cativo, onde os consumidores não têm a opção de escolher o fornecedor e são obrigados a comprar da distribuidora local.
Subsídios
Os subsídios devem atingir o patamar mais elevado da série histórica da Aneel neste ano, totalizando R$ 37,2 bilhões. Esses subsídios são custeados por meio dos encargos pagos pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
A maior parcela desse montante, equivalente a R$ 32,7 bilhões (88%), será suportada diretamente pelos consumidores de energia ao longo do ano, mediante a inclusão de dois encargos nas contas de luz.