Anfavea: produção de veículos sobe mais de 24% em fevereiro antes janeiro
Vendas somaram 165,2 mil veículos novos no mês passado
Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr
Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgados nesta quinta-feira (7), mostram que a indústria brasileira de veículos teve um aumento na produção em fevereiro ante janeiro, com um crescimento de 24,3%, totalizando 189,7 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus.
No mesmo período, as vendas de veículos novos totalizaram 165,2 mil unidades, representando um crescimento de 2,2% em comparação com o mês anterior. Na média diária, os emplacamentos dispararam 18,4%, para 8,7 mil unidades.
Segundo o presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite, os emplacamentos de fevereiro representam "a primeira vez que temos uma média diária superior ao período pré-pandemia". Um destaque notável nos licenciamentos continuou sendo o segmento de modelos eletrificados, que totalizou 22,5 mil veículos vendidos no primeiro bimestre, dos quais 8 mil eram elétricos e 14,5 mil híbridos.
No primeiro bimestre, a participação desses modelos eletrificados no total de vendas de veículos leves foi de 7,3% ante uma fatia de 4,3% em 2023. No mês passado, a participação dos importados no total vendido de veículos leves foi de 17%, após 19,5% em janeiro. A fatia de importados em fevereiro é a maior para o mês desde pelo menos 2021.