Política

Angelo Coronel quer que CPMI da Fake News retorne em setembro

O plano é para após o encerramento da CPI da Covid

Por Da Redação
Ás

Angelo Coronel quer que CPMI da Fake News retorne em setembro

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) afirmou, nesta segunda-feira (16), que pretende que as sessões da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Fake News sejam retomadas em setembro. A previsão é que o retorno se dê após o encerramento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. 

O presidente da CPMI se reuniu com a relatora da Comissão, deputada Lídice da Mata, para organizar detalhes da volta da ação que investiga a divulgação de notícias falsas no país. De acordo com o coronel, a intenção dele é que todas as comissões do Senado também sejam retomadas após o encerramento da CPI da Covid.

Um dos impeditivos do retorno da CPMI seria o avanço da variante Delta, recém chegada ao país, mas Angelo afirma que caso haja condições, pretende retomar os trabalhos ouvindo convocados e convidados da Comissão que já tiveram requerimentos aprovados antes do início da pandemia, em março de 2020. 

Entre as pessoas aprovadas, estão representantes das plataformas, como Google, e redes sociais, como Facebook e Twitter. Além de assessores do Palácio do Planalto, como Tércio Thomaz, por suposta participação no chamado "Gabinete do Ódio" e empresários suspeitos de fomentarem redes de fake news, como Luciano Hang e Otávio Fakhoury.

A CPMI da Fake News, com prazo de 204 dias para funcionar, após o retorno. Vai abordar temas como ataques cibernéticos contra a democracia e debate público, cyberbullying,  aliciamento de crianças para cometer crimes como suicídio e utilização de perfis falsos nas eleições de 2018

Em relação ao último tópico, o coronel afirma que o foco será para proteger as eleições de 2022. 

“Nós não vamos focar em 2018. Em minha opinião, 2018 é matéria vencida. Nós temos que pensar em proteger (as redes) para que tenhamos eleições em 2022 sem influência financeira comprando disparos”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário