Anielle Franco Sônia Guajajara são empossadas como ministras nesta quarta-feira (11)
Cerimônia aconteceria na segunda, mas foi adiada por conta dos atos de vandalismo ocorridos em Brasília

Foto: Reprodução
A cerimônia de posse da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, acontecerá nesta quarta-feira (11). O ato está marcado para 17h, no Palácio do Planalto e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve comparecer.
A criação dos ministérios é uma das promessas de campanha de Lula. Além da reunião que o petista realizou com governadores e os chefes dos outros Poderes da República, a cerimônia de posse das ministras é o primeiro grande evento sediado no Planalto após os ataques criminosos às sedes do Congresso, Supremo Tribunal Federal e ao Palácio do Planalto.
Os atos de vandalismo ocorridos no último domingo (8) atrasaram as solenidades de Franco e Guajajara, que estavam marcadas para acontecer na segunda (9) e terça-feira (10). As duas são as únicas do novo governo que ainda não tiveram as cerimônias de posse.
“O Brasil, o nosso Brasil, o Brasil que respeita e ama esse país, e vai trabalhar para respeitar seus povos, vai tomar posse. As mulheres negras e indígenas do Brasil vão tomar posse com a gente, porque esse governo é nosso, porque o país também é”, disse Anielle nas redes sociais.
Sanção de projeto sobre Injúria Racial
Nesta quarta, Lula também deve assinar a sanção presidencial do projeto de lei que tipifica injúria racial (ofensa à dignidade de um indivíduo utilizando elementos de raça, cor, etnia e religião) como crime de racismo (categorizado quando a ofensa é dirigida a um grupo ou coletivo de pessoas ou comunidade).