Ano bissexto: entenda por que 2024 terá 366 dias
Fenômeno ocorre a cada quatro anos
Foto: Reprodução/Pixabay
O ano de 2024 é bissexto e, com um dia a mais, terá 366 dias no total. Geralmente, o ano tem 365 dias, com meses variando entre 30 e 31 dias, exceto fevereiro, que normalmente tem 28 dias. A cada quatro anos, temos o ano bissexto, quando fevereiro ganha um dia extra, totalizando 29 dias.
A conciliação entre o calendário lunar, que considerava as fases da Lua, e o calendário solar era um desafio antigo. No Egito, por exemplo, os povos notavam que quando uma determinada estrela surgia no céu, o rio transbordava e era o momento ideal para plantar.
Entretanto, ao longo do tempo, eles perceberam que as datas em que esses eventos ocorriam começaram a variar. O que antes acontecia em 1º de setembro, passou a ocorrer nos dias seguintes. Isso levou à necessidade de corrigir o calendário para garantir que os fenômenos astronômicos estivessem alinhados com a vida cotidiana.
Foi assim que, em um momento posterior, os anos bissextos foram introduzidos pelo imperador romano Júlio César, que governou de 49 a 44 a.C.