Brasil

ANS autoriza reajuste de até 6,91% no valor de planos de saúde

Índice foi aprovado em reunião da diretoria da ANS na manhã desta terça-feira (4)

Por Da Redação
Ás

ANS autoriza reajuste de até 6,91% no valor de planos de saúde

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) autorizou, na manhã desta terça-feira (4), o percentual máximo de reajuste para os planos de saúde individuais e familiares. Com isso, o serviço poderá ficar até 6,91% mais caro no período que vai de 1º de maio de 2024 a 30 de abril de 2025.

O índice foi aprovado em reunião da diretoria da ANS na manhã desta terça-feira (4). A decisão será publicada no Diário Oficial da União. A medida deve impactar os contatos de quase 8 milhões de beneficiários. Isso representa 15,6% dos 51 milhões de consumidores que possuem planos de assistência médica no Brasil.

O aumento anual é aplicado pelas operadoras na data de aniversário de cada contrato. Como o percentual está sendo divulgado com um mês de atraso, ele será aplicado retroativamente nos contratos que deveriam ter sido reajustados no mês passado.

Além disso, caso haja mudança de faixa etária durante o período, é possível que o consumidor tenha dois reajustes num mesmo ano.

O reajuste só é válido para planos individuais e familiares. Nos planos empresariais e coletivos, as operadoras têm liberdade para determinar os preços e reajustes, sem precisar de autorização da ANS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário